Sobre Orgulho & Preconceito

Eu tô numa fase de reler Orgulho e Preconceito, enquanto todos lêem The Great Gatsby. A verdade é que eu sempre preferi os romances não só românticos, mas as histórias que permeavam o século XVIII-XIX e que, de certa forma, caracterizam nossas relações de hoje - afinal somos seres humanos!

Acabei de ler o capítulo X, quando a Jane (irmã da Elizabeth Bennet) tá doente e as duas acabam na casa do Mr. Bingley, o possível prospect (como diz minha amiga) da Jane, suas duas irmãs e com o Mr. Darcy. A Liz acaba sempre falando mais do que a boca e confrontando o Darcy com os seus pensamentos todo metidinho. Quase me morro quando ele fala no primeiro baile quando o Mr. Bingley insiste que Mr. Darcy dance e sugere Lizzy Bennet como par. Sobre ela e em resposta:

[MR. Darcy] - É tolerável, mas não tem beleza suficiente para tentar-me. Não estou disposto agora a dar atenção a moças que são desprezadas pelos outros homens. É melhor você voltar ao seu par e se deliciar com os sorrisos dela, pois está perdendo seu tempo comigo.

(pg. 15)




GENTE. GEEEENTE. Eu ia querer morrer se alguém me chamasse de tolerável. É quase tão ruim quanto especial... Imagina só você, na festa, vendo o cara super gatinho e ele te chama assim!? Agora, amo a Liz, e ela dá uma resposta sensacional depois de ouvir este comentário e a discussão sobre como a poesia 
estimula ou esfria a afeição para com o outro:


Liz: Eu me pergunto quem descobriu o poder da poesia para espantar o amor.
Darcy: Achei que fosse o alimento do amor.
Liz: Do amor belo e vigoroso. Mas e é apenas uma vaga inclinação, um pobre soneto o liquidará.
Darcy: Então o que recomenda para despertar afeição?

Liz: Dançar. Mesmo que o para seja apenas tolerável.

Pega essa, Darcy! 

Confesso que durante toda a minha adolescência eu amava o Mr. Darcy e queria um pra chamar de meu, mas quanto mais eu leio o texto hoje, mas eu vejo que esse é o tipo de cara que merece as patadas que recebe e provavelmente só gostou da Elizabeth porque ela respondia pra ele super grosseira (pros padrões da época, é claro)... 

Será que esse é um dos meus problemas? Ser muito legal? Ser boazinha?? Acho que sim... Sempre acabo me oferecendo pra ajudar o carinha que eu gosto, me preocupo, cuido e aí vem uma outra menina que só pisa nele e eu viro BROTHER. Pior que brother. Viro BROTHER ESPECIAL

Minha meta essa semana vai ser essa: não ser legal com os paqueras. Será que assim eu vou parar de ser especial?? Vou esperar e ver...

Bisous!

Comments